8 passos para uma área de serviços organizada


Oie!
Tudo bem?
Tenho feito o máximo para facilitar a minha rotina, e apesar de ter uma casa organizada percebo que sempre podemos melhorar, e mais, nos adaptar as mudanças, já que a vida é dinâmica e as coisas mudam todo o tempo. Certo?
Eu estou mais uma vez em fase de mudança na minha rotina,  pois estou esperando minha segunda filha, que chega esse mês!!

E sabe onde foi a principal reorganização aqui em casa?
Na lavanderia! Juro! Moro fora no pais, sem família por perto, sem ajudante em casa, com outra filha pequena e com todos os afazeres da casa sob minha responsabilidade. A limpeza, organização e manutenção da casa demandam muito tempo e se você não facilita sua rotina isso pode ser caótico!

Se você também esta precisando melhorar essa rotina  ou rever o funcionamento da sua área de serviço, acompanha aqui, pois vou deixar algumas dicas transformadoras!
E elas servem pra você que tem ajudantes em casa também, afinal, alguém esta fazendo o trabalho, né?!

1 – Roupa suja: Manter a roupa separada por cor ou tipo, respeitando a sua lógica de lavagem. Isso faz toda a diferença! Economiza muito seu tempo, e faz você conhecer o volume de roupa que vc tem na sua casa. Isso te ajuda na elaboração de uma rotina de lavagem. Por ex: lavar roupa escura toda terça e sexta.

2 – Pendurar algumas roupas, como sociais, casacos, camisas polo, para secar nos próprios cabides.
Isso facilita DEMAIS na hora de passar. E em alguns casos (no MEU!), nem precisa passar, e a roupa vai direto para o armário depois de seca.
Você só precisa se certificar que o cabide não vai manchar a roupa. Os veludos não servem pra isso!
Ah, e pra facilitar, você pode manter na área de serviços ou lavanderia alguns cabides. Quando você for levar as roupas secas para o armário já volta com cabides vazios! rs

3 – Ter um cesto que seja fácil de transportar para que você possa levar as roupas na hora de guardar nos armários. Isso evita aquela pilha de roupas em cima da cama, naqueles dias mais corridos, quando você não consegue guardar tudo!Não deu tempo? Ok! Volta com o cesto para a lavanderia e amanhã você continua! Cama livre, quarto arrumado, sem bagunça, mente leve!

4 – Manter o estoque de produtos de limpeza separados. Facilita o seu controle e evita mais de uma embalagem do mesmo produto abertos ao mesmo tempo.

5 – Manter os abertos separados por uso, de preferência em cestas prontas, que vc possa levar para os lugares quando for usar. Ex: Banheiro; Vidros; Quartos…

6 – Manter o chão livre – use ganchos ou organizadores de parede, estantes, para ganhar espaço e definir uma “casinha” para cada coisa (sacolas reutilizáveis, vassouras, aspirador de pó, baldes ou cestos…)
Quando as coisas não tem uma “casinha” ficam mudando de lugar a toda hora, normalmente apoiadas no chão, dificultando a limpeza do espaço, e mantendo aquele aspecto de bagunça.

7 – Usar o espaço vertical para definir lugares e otimizar os espaços. Nem todo mundo tem uma área de serviços grande e por isso é super importante investir em cestos empilháveis, estantes, ganchos e tudo que te faça aproveitar as paredes.

8 – Identificar os cestos de roupa suja, os cestos de produtos de limpeza (abertos ou estoque), e até as lixeiras, caso você tenha mais de uma para reciclagem do lixo. São medidas que garantem o sucesso da organização e manutenção dela, pois qualquer pessoa será capaz de se encontrar na sua área de serviço.
Se você troca de funcionária, por ex, fica bem mais fácil né!

Bem, com essas dicas eu acho que dá pra ter uma lavanderia organizada e uma rotina mais fácil!
O que você acha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *